Pousada Vila do Coral - Bombinhas/SC
Facebook Instagram Youtube
Pousada Vila do Coral - Bombinhas/SC

Notícias

17/08/2016
A cultura açoriana em Bombinhas


Embora o munícipio de Bombinhas tenha sido emancipado de Porto Belo somente em 1992, a cidade tem registros de colonização açoriana desde o inicio do século XIX. Estes traços e tradições são mantidos e preservados tanto pelo poder público quanto pelos moradores locais do menor munícipio de Santa Catarina. Seja na arquitetura, gastronomia, folclore local ou até no cotidiano, as raízes portuguesas são uma marca que dificilmente passa desapercebida pelos visitantes e turistas de Bombinhas.
 
A influência é tamanha que no final de 2015, a cidade sediou a 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festividade estadual itinerante realizada em locais de forte influência açoriana. Foram 2 dias com muitas apresentações culturais, exposições e shows musicais abertos ao público em geral.

Cartaz da 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

Ainda, a Prefeitura de Bombinhas possui diversos programas de preservação cultural e das tradições locais. Um exemplo disso é o encontro chamado Tarde do Beijú, que junta a comunidade para reviver a prática de preparar beijú. A atividade acontece na primeira quinta-feira do mês (os encontros são mensais) e o local é o Museu Comunitário Engenho do Sertão.


Fonte: http://www.culturabombinhas.com.br/2016/06/tarde-do-beiju-de-junho.html

Outra atividade desenvolvida na cidade é o projeto Pirão Cultural, que discute as manifestações culturais oriundas de Bombinhas. O projeto trabalha com um ciclo de palestras, uma apresentação cultural e uma desgustação de pirão. O evento é itinerante e recorre restaurantes e bares da cidade. As inscriçãos são limitadas e são feitas na página da Fundação Municipal de Cultura.

 
Fonte: http://www.culturabombinhas.com.br

A tradição pesqueira, outro legado açoriano, é muito preservado na cidade. graças ao Museu Naval Casa do Homem do Mar, que abre suas portas de terça-feira a domingo, no período vespertino.



Instituto Boimamão
 
Entidade voltada exclusivamente para a preservação e difusão da cultura local. Música, artesanato e folclore açoriano fazem parte das atividades envolvendo adultos e crianças. A sede do instituto é no bairro Sertãozinho e esta área foi cedida pela empresa Vila do Farol, uma forma de ajudar a manter viva a cultura do município.


Fonte: http://www.engenhodosertao.com.br/engenho/servico/museu-comunitario-engenho-do-sertao
 
Você é um apreciador da cultura açoriana? Gosta de um local tranquilo, que preserva suas tradições? Então você precisa passar suas férias neste paraíso da natureza chamado Bombinhas!
 
 
 






POUSADA VILA DO CORAL
AV. VEREADOR MANOEL JOSÉ DOS SANTOS, 947 - BOMBINHAS - SANTA CATARINA - BRASIL

Contato

Ficou algum dúvida? Preencha o formulário ao lado e em breve entraremos em contato.


47 3393-9333

reservas@viladocoral.com.br

Pousada Vila do Coral - Bombinhas/SC

Parceiros


© 2015 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Free Multiagência