Pesca Artesanal
Pesca Artesanal da Tainha

Conheça a tradição da Pesca Artesanal de Tainha em Bombinhas
É sabido que todos os povos têm história, suas existências, no entanto, estão ligadas ao modo como vivem e preservam esse seu patrimônio cultural. Para se desenvolver, para chegar ao futuro com uma identidade própria, é preciso conhecer os caminhos que percorreram aqueles que vieram antes. As civilizações mais antigas do mundo têm isso em comum. A preservação do patrimônio é, antes de tudo, uma necessidade de sobrevivência.
Nesse contexto, há a divisão em patrimônio material e imaterial devido às naturezas e demandas diferentes. Enquanto o primeiro exige especialistas para garantir sua conservação e restauro, no dia a dia, o segundo conta principalmente com gente disposta a seguir fazendo o que sempre fez, mostrando como é mesmo que se faz, cultivando a prática para não se tornar apenas um registro. Entre tantos saberes, é assim que a Pesca Artesanal de Tainha em Bombinhas resiste.
PESCA ARTESANAL DE TAINHA COM CANOAS DE UM PAU SÓ
O vigia identifica o sinal delas e avisa os companheiros. É chegada a hora de pôr as canoas na água! O patrão dá as ordens e os remeiros não perdem tempo e acertam o ritmo das remadas. Quando o patrão dá o sinal, o chumbereiro lança a rede e aí, quando a habilidade se mistura com a sorte, o resultado é só um: tainhas.
Herança indígena provavelmente do povo carijó que habitava o litoral, a Pesca Artesanal de Tainha com Canoas de um Pau Só de Bombinhas foi elevada a patrimônio cultural em 2019, tendo sua prática incluída no livro I, Dos Saberes. O nome específico faz referência à forma da canoa construída a partir do tronco de uma guapuruvu, árvore comum na região.
Para sua realização, alguns cuidados são necessários. As luzes das praias são apagadas para não espantar os cardumes. Atividades como pesca esportiva e surfe, por exemplo, não são praticadas. Além disso, a navegação de quaisquer embarcações, que não sejam canoas, a menos de 800 metros da praia e 600 dos costões são proibidas por lei.
A Pesca Artesanal de Tainha acontece em Bombinhas a partir de 1º de maio e se estende até 31 de julho. Quem quiser acompanhar a movimentação dos pescadores deve comparecer às praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição ou Tainha. Em vez disso, se prefere saborear uma tainha (ou várias), a Rota Gastronômica foi feita para você!
ROTA GASTRONÔMICA DA TAINHA
Em 2025, 12 restaurantes compõem a Rota Gastronômica, a parte especialmente saborosa da Pesca Artesanal da Tainha. Explorando as mais diversas possibilidades de utilização desse peixe, os restaurantes trazem menus inteiros à base de tainha. Moquecas, risotos e tainhas fritas, grelhadas, recheadas, um rol de delícias podem ser encontradas entre os participantes!
Entre 17 de junho e 31 de julho, os dias e as noites normalmente tão movimentadas de Bombinhas ganham esse elemento extra, e quem estiver passando pela cidade recebe uma oportunidade única para conferir e prestigiar a culinária local. Se deseja um tempo extra no balneário, que tal se hospedar em uma pousada confortável e bem localizada? Conheça a Pousada Vila do Coral!
POUSADA VILA DO CORAL: REFERÊNCIA EM HOSPITALIDADE E COMPROMISSO COM A CULTURA LOCAL
Desde 2001, a Vila do Coral desponta na cena de Bombinhas como uma pousada preocupada em oferecer hospitalidade e conforto. Há anos, tem aprimorado suas instalações e investido na qualificação da sua equipe para receber cada vez melhor.
Suas 56 suítes são bem equipadas com TV de tela plana a cabo, frigobar e banheiro privativo, além da possibilidade de ter varanda e vista para o mar ou não. Fora dos quartos, o conforto não é diferente: a Pousada Vila do Coral dispõe de estacionamento, academia, área de jogos, piscina e o Cantinho Coral, para receber sua família com o merecido aconchego.
Responsabilidade social aliada à excelência em hospitalidade você encontra no centro de Bombinhas, na Pousada Vila do Coral. Acesse nossas redes e confira o que te espera! Ou entre em contato conosco pelo whatsapp (47) 3393-9000. Venha para seu refúgio em Bombinhas, venha para a Vila do Coral!


